Ciência e Tecnologia
Brasil é o primeiro país a sediar conferência internacional sobre tecnologias em saúde
Especialistas e autoridades de diferentes países chegam ao Rio de Janeiro no próximo dia 25 para a Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde – HTAi 2011, evento que vai avaliar, este ano, a sustentabilidade mundial dos sistemas de saúde.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar a conferência, uma sociedade internacional sem fins lucrativos, que apoia o uso da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ao redor do mundo para a introdução de inovações e melhorar a atenção à saúde das populações.
O encontro, que chega em sua oitava edição (8th Health Technology Assessment International Meeting), será até o dia 29, no Rio de Janeiro (RJ).
A conferência é considerada por especialistas o principal encontro internacional para a discussão de bases conceituais, métodos e aplicações da avaliação. Os debatedores vão discutir o desenvolvimento, o uso e a disseminação da ATS no mundo como forma de promover o acesso a inovações seguras e efetivas em saúde.
“Este é um marco político para o novo contexto do Brasil no cenário mundial da saúde, onde a questão tecnológica é discutida à luz da construção de um sistema de saúde universal e de um padrão de desenvolvimento que alia inovação, equidade e inclusão social”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
A programação da conferência prevê debates em plenárias, painéis coordenados por especialistas de agências internacionais, workshops e mini cursos, entre outros. Participarão do evento cerca de 900 pessoas de 47 países.
A conferência é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Centro Cochrane do Brasil e da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















