Ciência e Tecnologia
SBPC expõe objetos pré-históricos resgatados do Projeto São Francisco
Vasilhas, machados e pontas de lança de até 10 mil anos estão expostos na 63ª Reunião Anual da SPBC que ocorre em Goiânia, até esta sexta-feira (15). Os objetos pré-históricos foram encontrados na área do Projeto São Francisco, no Programa de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos. “Através desses achados podemos conhecer melhor os grupos que ocupavam a região, tanto os seus rituais como seus hábitos de caça, tecnologia na construção das moradias e fabricação de ferramentas”, explica Daniela Cineiros, arqueóloga do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi-Árido (Inapas), parceiro do MI no Projeto São Francisco.
Aloísio Medeiros, professor de história do Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), classifica o trabalho arqueológico como “fundamental para o conhecimento da nossa herança cultural”.
As peças históricas e pré-históricas expostas no estande geram curiosidade nos visitantes. O acervo contém moedas portuguesas do século 18, vasilhas cerâmicas tupi-guarani com mais de 2000 anos de idade, até pontas de lança em quartzo ou silex que podem alcançar datação de 10.000 anos.
Fonte:
Ministério da Integração
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















