Ciência e Tecnologia
Brasília recebe simpósio internacional de cogumelos
Brasília recebe na próxima segunda-feira (29) o VI Simpósio Internacional de Cogumelos no Brasil. Até quinta-feira (1ª), especialistas da Argentina, Brasil, China, Coréia do Sul e Holanda estarão reunidos para o evento que será realizado paralelamente ao V Simpósio Nacional de Cogumelos Comestíveis. Os encontros são organizados pela Sociedade Brasileira de Fungicultura (SBF), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Os organizadores esperam reunir cerca de 300 participantes. Participam dos debates profissionais de agronomia, ciências biológicas, engenharia florestal, biotecnologia, genética e nutrição. O objetivo é promover o intercâmbio científico, tecnológico e cultural de profissionais, pesquisadores e estudantes que trabalham com a cultura.
Os especialistas reunidos querem divulgar os benefícios dos alimentos na nutrição e incrementar o consumo dos produtos no Brasil. Hoje, cerca de 160 gramas são consumidas por habitante no País, enquanto esse consumo chega a 10 kgs per capita da China ou 4 kg per capita da Alemanha. Os cogumelos têm quantidade de proteínas quase equivalente às da carne. São ricos em vitaminas, carboidratos, sais minerais, fibras, e têm baixo teor de gordura.
No simpósio serão apresentados estudos sobre o potencial do cogumelo em outras áreas, como agroenergia. Uma pesquisadora do Rio Grande do Sul vai expor trabalhos desenvolvidos com variedades de cogumelos utilizadas como biomassa para a produção de biocombustíveis. Outro importante papel dos fungos na agroenergia está relacionado ao aproveitamento de resíduos, com produção de alimentos ricos em proteínas sem gerar metano, a exemplo do que já ocorre na produção animal.
As inscrições podem ser feitas no local ou pela internet.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















