Ciência e Tecnologia
Rio de Janeiro sedia Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica
Começa neste domingo (7), na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (Icae 2011). Em sua 14ª edição, o evento será realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul. Até hoje, poucos países tiveram a oportunidade de sediar o evento, entre eles os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a França, a Inglaterra, a Suécia e a China. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Serão 37 países participantes, superando os 30 países participantes na China em 2007. E com um número recorde de trabalhos sobre raios, 317, sendo que o recorde até então era de 300 trabalhos na conferência realizada em 1992, na Rússia.
O Brasil é o país com maior número de trabalhos completos a serem apresentados, com 77, seguido pelos Estados Unidos, com 63. “Para um país que iniciou sua participação na conferência há pouco mais de uma década, o progresso da pesquisa científica brasileira sobre raios é impressionante”, comenta o pesquisador Osmar Pinto Júnior, do Inpe.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















