Ciência e Tecnologia
Rio Grande do Sul poderá ter centro virtual de pesquisas da Embrapa
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou nesta quinta-feira (1°) que pretende criar no Rio Grande do Sul um centro virtual de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para atender toda a América do Sul. A proposta foi anunciada durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer).
Segundo ele, o projeto será discutido em detalhes com a presidência da Embrapa e o secretário-executivo do ministério, José Carlos Vaz, na próxima semana. O objetivo é incentivar a pesquisa conjunta entre pesquisadores sul-americanos e brasileiros.
De acordo com Mendes Ribeiro Filho, o centro virtual teria como meta coordenar as ações de um projeto definitivo na área de defesa agropecuária. A instalação seria no Rio Grande do Sul em razão da posição privilegiada do estado, que faz fronteira com vários países.
“A pesquisa é uma questão fundamental. Quando assumi, afirmei que daria prioridade à Embrapa. Essa iniciativa vai colaborar de forma definitiva para a elaboração do projeto de sanidade animal de interesse para o Cone Sul. A sanidade animal, necessariamente, precisa ser uma das nossas maiores preocupações”, declarou o ministro.
O ministro reforçou a importância do seguro agrícola e declarou ter solicitado à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a liberação dos R$ 274 milhões restantes, dos R$ 406 milhões previstos para a rubrica no orçamento 2011. Os recursos serão direcionados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Ministério da Agricultura. Pelo programa, o governo paga uma parte do prêmio do seguro contratado pelo produtor.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















