Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2012 > 03 > Embrapa lança semente de cupuaçu resistente a praga

Ciência e Tecnologia

Embrapa lança semente de cupuaçu resistente a praga

por Portal Brasil publicado : 15/03/2012 20h16

Agricultores do Pará (PA) que cultivam cupuaçu (Theobroma grandiflorum) estão preocupados com a lavoura. A doença vassoura-de-bruxa dizima pomares e causa prejuízos aos produtores, significando, em média, uma perda de 70% da produção.

Para evitar perdas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Amazônia Oriental lançou aBRS Carimbó nesta quinta-feira (15). A semente é resistente à vassoura-de-bruxa, produz boa quantidade de frutos e serve tanto para produção de polpa quanto de sementes.

"A escolha de uma boa semente é fundamental na implantação de pomares de cupuaçu. É o primeiro passo, pois das boas sementes originam-se plantas vigorosas, que produzem boa quantidade de frutos. Além disso, há necessidade de que essas plantas sejam resistentes à vassoura-de-bruxa", comenta o pesquisador Rafael Moyses Alves, que trabalha com cupuaçuzeiro há 20 anos e é o responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia.

O munícipio de Tomé-Açu foi escolhido por ser o maior produtor paraense, seguido por Moju, Acará e Bujaru, responsáveis por 51% da produção paraense.

A BRS Carimbó é uma variedade cultivada, resultante de pesquisa, com características geneticamente melhoradas, que garante, ao mesmo tempo, ótima capacidade de produção de frutos e boa resistência à vassoura-de-bruxa.

Além disso, serve tanto para produção de polpa quanto para produção de sementes. De acordo com Rafael Alves, estima-se que aos oito anos de idade, na fase adulta dos pomares, cada planta produzirá, em média, por safra, cerca de 18 frutos com 1.600 gramas cada. "Isto significará um diferencial de 28% em relação à produção das quatro cultivares já no mercado e 50% em relação à produção média paraense", informa o pesquisador.

Na Amazônia, a safra do cupuaçuzeiro se estende de dezembro a maio. O pesquisador recomenda que nessa época a coleta dos frutos seja feita diariamente, pois assim evitam-se perdas por excesso de umidade no solo e por ataque de pragas.

Outra boa prática é manter limpa a coroa da planta, pois dessa forma os coletores de cupuaçu vêem os frutos mais facilmente, podendo coletá-los o mais rápido possível.

Com o lançamento, a Embrapa vai disponibilizar ao público documentos técnicos, entre eles uma cartilha detalhando o passo-a-passo para implantação de um pomar com a BRS Carimbó, desde a obtenção das sementes, o preparo de mudas até a colheita.

 

Fonte:
Embrapa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil