Ciência e Tecnologia
Contribuinte pode consultar informações da Receita também pelo celular
Desenvolvido pelo Serpro, o aplicativo "Pessoa Física" pode ser acessado de tablets e smartphones
A Receita Federal do Brasil (RFB) lançou, no último dia 6, um aplicativo para tablets e celulares 3G para contribuintes. O programa, que permite consultar informações sobre a liberação das restituições das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física e a situação cadastral da inscrição CPF, está disponível gratuitamente em dois sistemas operacionais, Android e iOS da marca Apple (iPhone, iPad, iPod Touch).
De acordo com o analista de Negócio do Serpro, André Marra, a motivação do desenvolvimento desse aplicativo foi o crescimento no uso de smartphones e tablets no Brasil. "Há vários estudos que mostram a tendência do uso desse tipo de tecnologia. Levando em conta essa realidade, a RFB demandou o desenvolvimento de um aplicativo ao Serpro que fosse direcionado ao contribuinte e possuísse os serviços já existentes no seu portal", explica o analista, que acrescenta que esse primeiro trabalho abre possibilidades para mais aplicativos da RFB para dispositivos móveis.
Desenvolvimento nativo
Um dos destaques desse lançamento foi a escolha do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em desenvolver a solução de forma nativa, ou seja, cada plataforma recebeu um aplicativo especialmente desenhado para ela. "O desenvolvimento nativo, juntamente com o uso baseado em serviços, foi a alternativa escolhida para a aplicação estar apta a gerenciar o máximo dos recursos do hardware que o cidadão tem em mãos, possibilitando aos técnicos criarem um aplicativo que trabalha de forma mais otimizada, fazendo, por exemplo, um gerenciamento de memória mais eficiente", detalha Jose Maria Leocadio, Coordenador Estratégico de Tecnologia do Serpro.
Leia mais:
Lote de restituição do IR com consulta aberta nesta sexta (8) é o maior da história
Mensagem sobre restituição via celular
Fonte:
Serpro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















