Ciência e Tecnologia
Mapa georreferenciado será apresentado por jovens na Rio+20
Trabalho foi desenvolvido em parceria com jovens de Moçambique por meio do CEnaRios
Um grupo de alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro vai apresentar, durante o Pop Ciência, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um mapa georreferenciado. O mapa cruza dados sociais com coordenadas geográficas, apontando problemas socioambientais diagnosticados nas comunidades onde vivem os estudantes: Maré, Manguinhos e Jacaré, localizadas na zona norte da cidade.
O trabalho foi desenvolvido em parceria com jovens de Moçambique, na África, por meio do CEnaRios - versão em português para Science Centers Engagement and the Rio Summit - e trata-se de um desafio internacional lançado pela Associação de Centros de Ciência e Tecnologia, organização internacional sem fins lucrativos que reúne 600 instituições de várias nacionalidades a centros de pesquisa de 12 países.
Os centros convocaram representantes da juventude para desenvolver projetos sobre desafios globais e os impactos locais. No Brasil, o único participante é o grupo carioca, vinculado ao Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os resultados dos projetos, cujos temas são acesso à água potável e alternativas sustentáveis de consumo de energia e saúde, serão apresentados por meio de videoconferência com a participação de todos os jovens contemplados pelo CEnaRios. As descobertas estão sendo narradas em um blog, no qual jovens brasileiros e moçambicanos trocam experiências e informações.
A apresentação do documento acontecerá no dia 19 de junho, no Armazém 4 do Cais do Porto.
O Pop Ciência na Rio+20 é gratuito e aberto a todo o público. O evento foi criado pelo Grupo de Trabalho Popularização da Ciência na conferência, do qual participam o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Brasileiro de Museus e a Fiocruz.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Leia mais:
Inscrições para o Território das Juventudes da Cúpula dos Povos terminam nesta 5ª (7)
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















