Ciência e Tecnologia
Seis empresas de telefonia se inscrevem em leilão para cobertura de área rural
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (6), que a participação de seis grupos no leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G e para a oferta de telefonia móvel e internet na área rural ficou dentro do esperado pelo governo. “Vai ter disputa porque as faixas não são iguais, têm tamanhos diferentes e algumas têm mais vantagens que as outras. Então, as empresas vão brigar para pegar as melhores”, disse o ministro.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu a documentação e proposta para participação no leilão das empresas privadas de telefonia, Claro, Tim, Oi, Vivo, Sky e Sunrise Telecomunicações, sendo que a Claro e a Tim credenciaram duas empresas cada. A abertura dos envelopes vai acontecer na próxima terça-feira (12).
No leilão para a tecnologia 4G, o vencedor será aquele que oferecer o maior preço pela outorga. Se todos os lotes ofertados forem vendidos, a expectativa da Anatel é arrecadar R$ 3,85 bilhões com a licitação. Já para a faixa de 450 MHz, que servirá para ampliar a cobertura dos serviços de telefonia e internet na área rural, vai ganhar a licitação quem oferecer o menor preço para o consumidor.
Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades-sede da Copa das Confederações terão a nova tecnologia até 30 de abril de 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















