Ciência e Tecnologia
Governo lança Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais
As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres
Está acontecendo nesta quarta-feira (8), em Brasília, a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. A iniciativa prevê o mapeamento das áreas de risco e a estruturação de um sistema de monitoramento, alerta e resposta a desastres naturais. O principal objetivo, de acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), é proteger vidas, garantir a segurança das pessoas, minimizar os danos decorrentes de desastres e preservar o meio ambiente.
As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres. Entre os investimentos previstos para a consolidação da estrutura de monitoramento e alertas estão: aquisição de nove radares meteorológicos, três mil pluviômetros automáticos para medir volume de chuvas num determinado período e 1,1 mil pluviômetros semiautomáticos a serem instalados próximos às áreas de risco.
A presidenta da República, Dilma Rousseff e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participam do lançamento.
Fonte:
Blog do Planalto
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















