Ciência e Tecnologia
Iniciativas vencedoras do 17º Concurso Inovação serão apresentadas nesta terça (26)
A solenidade de premiação do 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal será apresentada nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Durante a cerimônia, serão anunciados a classificação das 10 iniciativas públicas vencedoras (e os prêmios a elas atribuídos), além do lançamento da 18ª edição do Concurso.
O evento, que será realizado no auditório do Ministério, a partir das 14h, será transmitido ao vivo pelo canal da NBR e contará com a presença da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do Presidente da Enap, Paulo Carvalho.
Entres os prêmios distribuídos, estão visitas técnicas à França, à Alemanha, à Noruega, à Nova Zelândia e a países da África ou da América Latina. Além disso, serão ofertadas vagas em cursos da Enap (condicionadas à aprovação em processo seletivo), entre outros.
O Concurso conta com o apoio, para as premiações, das embaixadas da França, da Noruega e da Nova Zelândia; da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ); e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O 17º Concurso Inovação obteve 74 inscrições válidas, distribuídas em sete áreas temáticas. Ao longo de 17 anos, o Prêmio tem cumprido seu objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal; de disseminá-las e de valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa em suas atividades. Nesse período, foram 1.611 práticas inscritas e 321 premiadas.
Inovação
- Análise de convênios do setor de turismo está mais rigorosa
- Indústria nacional ganha plano de incentivo à inovação e competitividade
- Encontro debate os desafios da gestão pública
- Pesquisas sobre segurança retratam distribuição e uso de recursos públicos
- Semiárido terá ação sustentável para reutilização da água
Além de identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras de gestão pública, o concurso busca valorizar o trabalho de servidores públicos que, com seus esforços, transformam ideias em ações inovadoras, beneficiando cidadãos.
São consideradas inovações mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação dos mecanismos existentes, que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.
O processo de seleção é realizado em cinco etapas. Na primeira, são observados os requisitos básicos para inscrição: pertencer ao Poder Executivo Federal ou em organizações sociais; estar em vigência e apresentar resultados já mensurados; contar com, no mínimo, um ano de implementação até a data de término do período de inscrição; não ter sido premiada em edições anteriores; preencher corretamente a ficha de inscrição eletrônica e do relato da iniciativa.
Na segunda etapa, o comitê julgador faz a seleção das 20 iniciativas que receberão a visita do comitê técnico, que é a terceira fase. Na quarta, o comitê julgador analisa os relatórios das visitas in loco e, a quinta, é a classificação de até dez iniciativas inovadoras a serem premiadas. A classificação só é divulgada no evento de premiação.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















