Ciência e Tecnologia
Chuva de meteoros pode ser visível até novembro
Meteoros
Até o dia 25 de novembro, o céu do País estará ainda mais iluminado e a culpa vem de cima. Uma grande chuva de meteoros chegou à Terra e pretende ficar até o final do ano. Conhecida como “Oriônidas”, o fenômeno faz parte de fragmentos do famoso Cometa Halley.
Essa chuva de meteoros significa cerca de 20 a 25 meteoros por hora – o que pode ser facilmente visto em uma noite escura e de céu limpo. O ápice da "Oriônidas" será nos dias 21 e 22 de outubro, porém não será muito fácil percebê-lo, pois a Lua estará na fase cheia passando à minguante, dificultando as condições de observação. Mas ainda assim, podem ir preparem seus pedidos, pois nesses dois meses os céus estarão cheios de estralas cadentes.
Origem
Uma chuva de meteoros acontece quando o planeta cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera em um curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas.
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















