Ciência e Tecnologia
Seleção Pública financia projetos com foco em combustíveis sólidos
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou hoje (24) a chamada MCTI/CNPq Nº 75, que seleciona projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de conversão de combustíveis, com ênfase em matérias-primas sólidas. Os interessados devem encaminhar, até 31 de outubro, os formulários de propostas pela Plataforma Carlos Chagas do Portal do CNPq.
Ao todo, R$ 8 milhões serão destinados aos projetos selecionados, provenientes de Ação Transversal dos Fundos Setoriais. Cada projeto deve estar alinhado com os temas do edital, e buscar alcançar as aplicações especificadas abaixo:
1) Soluções energéticas usando biomassa ou combustíveis produzidos por conversão termoquímica, aplicada a cadeias produtivas de minerais não metálicos de baixo valor agregado (cerâmica vermelha, gesso e cal);
2) Eficiência energética em processo de produção e uso de combustíveis sólidos;
3) Processos de uso de carvão mineral nacional como combustíveis em termelétricas e siderúrgicas;
4) Carboquímica com uso de carvão mineral nacional.
As metas são dar sequência aos grupos fomentados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como a Rede Nacional de Combustão e a Rede Carvão, e apoiar grupos independentes.
Para mais informações, acesse o edital.
Fonte: CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















