Ciência e Tecnologia
Brasileiros vencem competição Ibero-Americana de Matemática
Educação
Os estudantes Thiago Ribeiro Ramos (MG), Davi Lopes Alves de Medeiros (CE) e André Macieira Braga Costa (MG) conquistaram as medalhas de ouro, enquanto Henrique Fiúza do Nascimento (DF) recebeu a medalha de bronze. O professor Pedro Luis Barrios, do Rio de Janeiro, participou como líder do grupo.
A Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) foi realizada entre os dias 15 e 20 de outubro, na cidade de Armenia (Colômbia). Contou com a participação de 46 estudantes, que representaram 12 instituições de ensino superior provenientes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Venezuela.
A competição teve um alto grau de exigência. Os problemas da prova foram selecionados por um comitê internacional que teve como base os problemas propostos pelos países participantes.
Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os estudantes tiveram quatro horas para resolver três problemas de matemática universitária abrangendo as áreas de teoria dos números, geometria, combinatória, cálculo, álgebra, álgebra linear e análise. Como parte das atividades do evento os participantes tiveram a oportunidade de conhecer aspectos históricos e culturais da Colômbia.
Sobre a competição
Criada em 2009, a Ciim é realizada anualmente com o apoio de sociedades de matemática, universidades e centros de pesquisa, além de um importante grupo de professores e estudantes.
O evento tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando as capacidades científicas através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.
A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), programa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.
A OBM, que neste ano reuniu mais de 200 mil participantes, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (mpa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















