Ciência e Tecnologia
Cachaça de Salinas terá selo de qualidade e procedência
Indicação Geográfica
Nesta terça-feira (15), a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), do norte de Minas Gerais, recebe, em solenidade realizada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Certificado de Registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência.
Essa é a segunda região brasileira que obtém Indicação de Procedência para a produção de cachaça, após a de Paraty, no Rio de Janeiro.
Para o presidente da Apacs, Nivaldo Gonçalves das Neves, o reconhecimento da Indicação Geográfica para região evita falsificação da cachaça e permite que o consumidor tenha maior segurança na hora do consumo, além fomentar o desenvolvimento regional.
“18 das 60 marcas de cachaça circularão a partir do dia dois de janeiro de 2014 com o selo que garante que foram produzidas em Salinas”, adiantou Neves.
IG
A Indicação Geográfica (IG) é um certificado que atesta a procedência regional e a qualidade de um produto, garantindo proteção e diferenciação no mercado. O certificado garante maior credibilidade do produto junto ao mercado e, ao mesmo tempo, potencializa o seu valor comercial. Isso porque, ao delimitar a área de produção e restringir o uso do produto aos produtores da região (normalmente reunidos em entidades representativas), a IG ajuda a manter os padrões de qualidade do produto e impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços indevidamente.
Fonte:
Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















