Ciência e Tecnologia
Garantias para o crédito à inovação envolvem riscos
Fórum Inovação Brasil 2013
Durante a segunda mesa de debates do Fórum Inovação Brasil de 2013, a discussão girou em torno das garantias para o crédito à inovação. Mediada por Maria Luisa Campos Leal, da ABDI, a palestra teve as presenças do diretor da Área Financeira e Controladoria da FINEP,Cláudio Guimarães Junior, do diretor do BNDS, João Carlos Ferraz, e do diretor de RI da Whirlpool e vice-presidente da Anpei, Guilherme Lima e do diretor gestor financeiro da Stara, Fabio Bocasanta.
De acordo com João Carlos Ferraz, “temos que associar garantia ao risco”. Ele disse que é importante facilitar o acesso a recursos para as menores companhias, mas que não se pode desconsiderar a Constituição e nem esquecer que as agências de fomento têm sua atuação regida por órgãos de controle.
Claudio Guimarães destacou que a Finep está reavaliando seus processos de forma a facilitar cada vez mais a aplicação dos recursos em inovação. “A garantia complementa a análise de crédito, já que lida com a incerteza do que virá pela frente”, afirmou, ressaltando que já houve a aproximação com fundos garantidores para a viabilização do Inovacred (crédito operado por agentes descentralizados).
Guilherme Lima afirmou que uma pequena dívida de uma empresa ainda inviabiliza o recebimento de um financiamento de milhões que poderia fazer o Brasil se desenvolver. “É necessária uma PEC para a questão das Certidões Negativas de Débito”, finalizou.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















