Ciência e Tecnologia
MCTI atraiu o público com ambientes de jogos interativos
SNCT 2013
A mistura de tecnologia, esporte, conhecimento e brincadeiras atraiu o público ao espaço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília. Numa área de 900 metros quadrados, estão instalados estandes de instituições de pesquisa ligadas à pasta federal, além de quatro ambientes de jogos interativos, que mesclam cenários físicos e virtuais em quatro modalidades esportivas: futebol, vôlei, atletismo e futebol.
No local, os visitantes podem competir com um atleta virtual em raias reais de atletismo na Pista Interativa; jogar basquete numa quadra projetada no Ginásio Interativo; e viver a experiência de ser goleiro no Estádio Interativo ou o parceiro de um jogador virtual numa partida de voleibol na Quadra Interativa.
Em cada espaço o visitante tem acesso a informações científicas e históricas, além de dados como calorias, batimentos cardíacos e a velocidade alcançada no desempenho de cada atividade. Pode também conferir as telas transparentes de LCD, nas quais é possível visualizar imagens tridimensionais e dados relacionados aos objetos usados em cada modalidade esportiva.
Outra atração é o túnel de projeção mapeada, de 20 metros de comprimento. Trata-se de um conjunto de dez telas, acionadas sensorialmente, que mostram informações, imagens e dados relacionados a programas e iniciativas na área de ciência e tecnologia.
A estudante Caroline Ferreira, 17 anos, que pretende cursar ciências da computação, aprovou a novidade. “O legal desse estande é que ele interage com as pessoas que estão aqui, não tinha visto algo parecido ainda fizesse toda essa junção, que desperta muito a curiosidade”, comentou. “O mais interessante é toda essa ligação do esporte com a tecnologia”, acrescentou a amiga Natália Dias, 19, após participar da atividade do Estádio Interativo. “Gostei do lugar, do clima e do ambiente em si”, declarou a estudante Andreia Bastos, 17 anos.
Brincadeira x conhecimento
Cinco instituições da área de ciência e tecnologia também levaram uma programação variada para o espaço do MCTI. No estande da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup) do ministério, é possível conferir palestras e participar de jogos educativos e oficinas de origami e pintura. Já o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) preparou jogos interativos de futebol para a criançada.
No espaço do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), os visitantes podem adquirir gratuitamente publicações de estudos realizados pela organização, além de escolher o nome para o projeto de um robô do futuro, que utilizará vários tipos de energia. Já no estande do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dois institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) criaram brincadeiras para explicar o processo de construção de uma vacina e o funcionamento de um veículo de treinamento de incêndio.
Já o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) apresenta no local a exposição O Eclipse e o Presidente, que retrata por meio de reportagens, equipamentos e imagens o fato histórico de um eclipse de 1912 que, apesar de ter atraído especialistas ao Brasil na época – acreditava-se ser o local para melhor visualização do fenômeno –, teve a imagem encoberta pelo mau tempo. No estante é possível conferir apresentação de vídeos, um planetário e exposições virtuais.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) trouxe para a semana nacional uma maquete simbolizando um igarapé com insetos aquáticos de pelúcia e atrai o público com oficinas de pintura, vídeos e cartilhas explicativas sobre os insetos. “Realmente a feira está bastante diversificada, com muitos assuntos. A gente pode compartilhar e também adquirir conhecimento”, concluiu o estudante Rômulo Souza, 17 anos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















