Ciência e Tecnologia
Recursos hídricos, malária e dengue são temas de exposição em Manaus
Exposições Científicas
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, até esta quarta-feira (23), exposições científicas em suas dependências em Manaus (AM) para receber escolas da região.
O estande dos Recursos hídricos apresenta as águas da Amazônia com amostras e informações sobre o pH e a condutividade elétrica. Estão expostas águas de igarapés que desaguam do Rio Negro, como o Tarumã-Açu, São Raimundo e o Educandos. Além de águas eutrofizadas (água enriquecida com nitrogênio e fósforo) encontradas em Manaus, como a Lagoa do Japiim e o Lago Amazônico do Inpa.
No mesmo espaço, a pesquisadora Iléia Brandão mostra como identificar mosquitos transmissores de doenças como dengue e malária. “Uma maneira simples de identificar os mosquitos está no pouso do adulto: o Anopheles, que é o vetor transmissor da malária, pousa com o abdômen afastado da parede, enquanto o Aedes aegypti, vetor da dengue e com patas preta e branca, pousa com o corpo paralelo à parede. Passar isso é importante, pois assim, as crianças aprender a identificar e se proteger”, explica.
A exposição traz mostras de larvas de ambos os mosquitos, além dos insetos em real, no microscópio e ampliados.
Inpa
O Inpa tem a missão é gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia, e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia.
Fonte:
Inpa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















