Ciência e Tecnologia
Tecnologia e inovação promovem transformação na agricultura brasileira
Competitividade Internacional
Durante debate sobre inovação e competitividade internacional, no Fórum Público da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Genebra, na Suíça, nesta quarta-feira (2), o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, apresentou o papel da tecnologia e da inovação na transformação da agricultura brasileira.
Maurício Lopes abordou a trajetória da agropecuária brasileira nos últimos quarenta anos, que tiraram o País de uma condição de insegurança alimentar para transformá-lo em um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos. O presidente da Embrapa citou inovações como a transformação dos solos do cerrado, a tropicalização de culturas de animais, além do desenvolvimento de uma base de práticas sustentáveis como os principais conjuntos de tecnologias responsáveis pela transformação do campo no Brasil. Ele também citou como fatores fundamentais dessa transformação a adoção de políticas públicas e o treinamento de pesquisadores, que foram capazes de desenvolver um modelo único no mundo de agricultura em regiões tropicais.
Sobre o futuro, Maurício Lopes destacou que o mundo está se tornando cada vez mais complexo, com grandes desafios como mudanças climáticas globais, substituição das fontes de carbono fóssil. Na opinião dele, para enfrentar essas questões será necessário atuar em conjunto, ampliando a sinergia entre os governos, o setor de pesquisa e a iniciativa privada, pois nenhuma organização será capaz de, isoladamente, fazer frente a esses temas.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















