Ciência e Tecnologia
Finep apoia ampliação de laboratório de pesquisa
Desenvolvimento
Pela terceira vez a ZEN, fabricante de peças para o mercado automotivo nacional e internacional, participa do programa de financiamento da Finep (2005, 2008 e 2013), com montante de captação de recursos de R$ 78 milhões. Neste ano, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) aprovou investimentos de R$ 36 milhões para utilização em projetos até 2015.
Parte destes recursos está sendo direcionada ao novo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. A ZEN investe 5% do seu faturamento anualmente em P&D com o objetivo de lançar novos produtos e qualificá-los para o mercado original e de reposição.
O percentual do faturamento com novos produtos teve um aumento de 14% em 2007, para atuais 25%. “A ZEN consegue obter financiamento do governo porque possui engenharia própria, desenvolvendo produtos e processos inovadores que tornam a empresa competitiva no mercado automotivo mundial”, afirma o presidente Gilberto Heinzelmann.
Para Paulo J. P. de Resende, superintendente de Fomento e Novos Negócios da Finep, esse é um bom exemplo de investimento permanente em inovação: “A ZEN se consagra como um caso de relacionamento de longo prazo com a inovação. Espero que tenha sucesso no novo investimento e que conte com a FINEP nos investimentos futuros”.
Cristiano Foppa, gestor de Pesquisa e Desenvolvimento, afirma que por meio de financiamento a ZEN diversificou suas linhas de produtos e desenvolveu novos canais de distribuição, gerando 13 patentes desde 2006. A mais recente tecnologia inovadora protegida por patente mundial é a polia de alternadores OAD (Overrunning Alternator Decoupler), lançada em outubro no 22º Congresso e Mostra SAE BRASIL, em São Paulo e apresentada em evento em Frankfurt, na Alemanha.
A OAD está sendo direcionada inicialmente para equipar carros de alto padrão e também com motores de 3 cilindros, a maioria fabricados nos Estados Unidos e na Europa. O equipamento apresenta performance superior, e contribui para a redução do desgaste do conjunto devido ao menor nível de vibração no sistema.
Assim, garante maior eficiência energética e menor nível de ruído. O departamento de P&D da ZEN, focado em novas tecnologias, desenvolveu 100% do novo produto internamente, incluindo os testes de durabilidade.
O novo Laboratório de P&D, iniciado em 1999 como sala de testes funcionais para produtos, passa a dar suporte completo ao desenvolvimento de produtos. Com ampliação de 20% da área construída, o Laboratório recebeu novas bancadas para validação das polias OAP (Overrunning Alternator Pulley) e OAD (Overrunning Alternator Decoupler), além de aumentar a segurança e o conforto dos profissionais.
Também foi criada uma área de montagem de protótipos e análise de concorrência (benchmarking) para aumentar o know how do desenvolvimento de produtos. “Com estes investimentos a ZEN se qualifica com um laboratório completo para validação de polias de acordo com os requisitos das montadoras em nível global”, conclui Geraldo Coelho Neto, gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos e Processos.
ZEN S.A.
Com sede em Brusque, SC, e cerca de 1.000 colaboradores, a empresa fabrica Impulsores de Partida, Planetárias, Polias de Roda Livre e Rígidas para aplicação em motores de partida e alternadores. O empreendimento também produz Tensionadores para linha mecânica e Placas de Partida e Tensor de Corrente para o mercado de moto peças. A ZEN Aliminium fabrica Mancais para alternadores e motores de partida em alumínio e ferro fundido.
A unidade oferece seus serviços de injeção a terceiros. A ZEN está presente em todos os continentes, e exporta para mais de 60 países. Além da forte atuação mundial, a empresa cresce no mercado brasileiro, aquecido nos últimos anos devido ao aumento da produção de veículos.
Fonte:
Finep
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















