Ciência e Tecnologia
Cultura digital, debates e shows marcam o último dia do ArenaNETmundial
Sociedade e informação
Depois de dois dias de debates, música e intercâmbio de conhecimentos, a ArenaNETmundial termina nesta quinta-feira (24), em São Paulo, com uma agenda movimentada, no espírito que guiou todo o evento: a construção coletiva de uma internet em que todos tenham plena liberdade para falar, aprender, ensinar, trocar e vivenciar o novo. Confira a programação completa do evento.
O primeiro diálogo, "Direitos Autorais na era da Internet", começou as 11h. Participam da mesa Gustavo Anitelli (Teatro Mágico), Pedro Nicoletti Mizukami (pesquisador da CTS-FGV), Felipe Altenfelder (Fora do Eixo) e Veridiana Alimonti (pesquisadora do Idec). A discussão abordou mudanças no conceito de propriedade intelectual causadas pelo modelo de troca de conteúdo que é quase sinônimo de internet.
Às 14h, teve início a mesa "A Internet e os Direitos Humanos", com Leonardo Sakamoto (blogueiro e coordenador do Repórter Brasil); Nana Queiroz, que organizou o protesto online #EuNãoMereçoSerEstuprada; o rapper e escritor GOG; Pablo Capilé, do Fora do Eixo; Jéremie Zimmermann, do La Quadrature du Net; e o secretário de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo, Rogério Sottili.
Às 16h30, "Soberania Digital e Vigilância na Internet" trará as ideias de Jacob Appelbaum, um dos desenvolvedores da rede de anonimato Tor; Natália Viana, jornalista do Wikileaks Brasil e da Agência Pública; Sérgio Amadeu, professor da UFABC e militante pela liberdade na rede; e Roy Singham, da ThoughtWorks.
Por fim, às 19 horas, a mesa "Governança da Internet" trará os primeiros resultados oficiais do NETmundial, além das presenças de Joana Varon (do CTS-FGV e da organização WebWeWant), Carlos Afonso (consultor do Instituto Nupef e membro fundador do CGI.br), Prabir Purkayastha (presidente do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento da Índia) e Virgílio Almeida (secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil).
Além dos debates, as atividades da ArenaNETmundial prometem apresentar uma série de oficinas e atividades autogestionadas, além de dois shows de muita energia e interação: Lurdez da Luz (18h30) e Jorge Mautner (21h).
Debates e resultados
Esse terceiro e ultimo dia de evento será a junção de três fatores: troca de informações, soberania digital e propostas de evolução. O estado atual e as tendências da troca de conteúdo intelectual entre usuários – como música, livros, softwares, notícias – será tema pela manhã. A ideia é entender de que forma essa nova relação favorece o acesso ao conhecimento.
Em seguida, a soberania digital e vigilância na web serão o centro das conversas. A Organização das Nações Unidas elevou a Internet ao patamar de Direito Humano e declarou que impedir o acesso à informação via web viola esta política. Ao mesmo tempo, as denúncias do analista de informação Eduard Snowden expuseram que a privacidade de países e pessoas foram invadidas. O objetivo é entender de que forma a privacidade pode ser mantida.
Por fim, os resultados das deliberações em todos os debates do NETmundial, entre representantes de diversos países, serão apresentados. Participe do último dia de evento, seja pessoalmente no Centro Cultural São Paulo, seja acompanhando online a transmissão ao vivo das atividades.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















