Educação
Inpa realiza capacitação na área de inovação
Amazônia
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Projeto Aliança, está realizando até o dia 24 de abril uma capacitação para empreendedores e gestores de inovação. O curso é uma das etapas do Projeto Aliança e tem o objetivo de fortalecer as incubadoras existentes no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e no Inpa
O projeto prevê ainda a criação de duas outras incubadoras no interior do Amazonas com a parceria do Instituto Mamirauá em Tefé e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Participam do curso, além dos gestores de incubadoras destas quatro instituições, representantes de incubadoras do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Faculdade Martha Falcão (FMF) e Instituto Tecnológico Federal do Amazonas (Ifam).
A coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Rosangela Bentes, explica que o Projeto Aliança é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do projeto Pró-Incubadoras. O projeto é composto por instituições estratégicas dentro do processo de inovação de incubadoras de empresas, como o Inpa, o Cide, o Instituto Mamirauá e FAS.
Benefícios
O Projeto Aliança vai proporcionar, dentre outras coisas, um estímulo ao empreendedorismo no interior e levar a experiência e a implantação de novas incubadoras estimulando o negócio sustentável naquelas localidades. “O empresário que tem seu negócio no interior, ao invés de vir até Manaus, iremos até eles. Assim, estaremos cumprindo com o objetivo do projeto, que é estimular a inovação e o empreendedorismo sustentável no interior”, reforça Rosangela.
De acordo com ela, o Projeto Aliança vem de encontro com a estratégia de ação do Inpa em promover a extensão e a disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo. A proposta do Projeto Aliança, segundo Bentes, é permitir a dinamização das atividades de empreendedorismo e inovação tecnológica no Amazonas.
O projeto também permite a elaboração do planejamento estratégico da rede, a avaliação do diagnóstico empreendedor, dinamização da cultura empreendedora na região, além de articular ações de interação e acesso às tecnologias dos parceiros.
O curso
O Curso está dividido em três módulos e prossegue até o próximo dia 24 de abril. Segundo o engenheiro Edwan Lima, instrutor da disciplina Gerenciamento de Projetos, o objetivo é repassar os fundamentos necessários aos participantes e fazer com que sejam capazes de gerenciar um projeto, onde se busque conseguir fazer aquilo que ele se propõe dentro de parâmetros de controle, tais como custo, prazo, qualidade e escopo para que tenham um projeto de sucesso.
Para Leonardo Silva, um dos participantes do curso e analista de Projetos, do Núcleo de Geração de Negócios, a qual está vinculada a Incubadora de Negócios do Centro de Biotecnologia da Amazônia (INCBA), o curso vai agregar conhecimento para capacitá-lo a gerir os negócios dentro do CBA.
IO que é uma incubadora?
Incubadora é uma entidade que reúne microempresas em fase de projeto ou desenvolvimento, disponibilizando por meio de parcerias institucionais: infraestrutura, apoio técnico e administrativo, assessoramento gerencial, jurídico e comunicacional.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















