Ciência e Tecnologia
Instituto de Pesquisas da Amazônia inaugura prédio em Manaus (AM)
Pesquisa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inaugurou, na manhã de terça-feira (22), a estrutura física do prédio de armazenamento para materiais radioativos. O edifício fica em em Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus (AM). Trata-se do primeiro da região Norte do País com capacidade de armazenagem inicial de materiais e dejetos radioativos provenientes de pesquisas nos laboratórios do Inpa.
O prédio, que leva a sigla de Pamrad, atenderá às necessidades dos diversos grupos de pesquisas de diferentes laboratórios do instituto, que já manifestaram a intenção de trabalhar com materiais radioativos ou equipamentos emissores de radiação ionizante em suas pesquisas. Desse modo, esses laboratórios passarão a ser denominados, futuramente, de Instalações Radiativas licenciadas pela CNEN.
“O prédio também possui um sistema de contenção de água servida próprio e diferenciado. Não será descartado nenhum tipo de material radioativo no meio ambiente, ficando retido no próprio Inpa”, explica a técnica em Materiais Radioativos do Inpa e supervisora técnica do Serviço de Radioproteção, Zenaide Aparecida Figueiredo.
Saiba mais
Dejetos radioativos são materiais produzidos em laboratórios, hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, entre outros, que não têm mais utilidade e não podem ser “jogados fora” ou “no lixo” por causa das radiações perigosas que emitem.
>> Leia a matéria completa no site do Inpa.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















