Ciência e Tecnologia
Livro aborda pesquisas ecológicas de longa duração
Lançamento
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico acaba de lançar a publicação Peld– CNPq: Achados Lições e Perspectivas. Criado em 1996, o programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld) é uma iniciativa pioneira na obtenção de informações relevantes para a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais dos ecossistemas brasileiros.
Durante cerimônia de lançamento de publicação sobre o Peld, nesta segunda-feira (14), o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, comemorou a importância do Peld para o Brasil: “É emblemático estarmos lançando este livro aqui no CNPq. Atualmente é raro um programa durar tanto tempo e continuar sendo relevante. As coisas tendem a ser muito cíclicas”.
Glaucius Oliva também destacou as contribuições do programa para o bioma brasileiro: “Nós temos uma diversidade enorme no nosso País. E era fundamental que nós, por meio de vocês, especialistas, aprendêssemos sobre esse grande patrimônio, que são os nossos diferentes biomas”.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Marcelo Tabarelli, apresentou o livro como instrumento para compreensão dos desafios futuros: “Esta obra é bastante ambiciosa, a medida em que, procuramos ir além dos principais achados, fazendo uma reflexão sobre a historia do programa e como ele vem operando. Isso a coloca como uma ferramenta fundamental para entendermos os desafios da sustentabilidade”.
Saiba mais sobre o Peld
Atualmente, são 31 sítios do Peld realizando pesquisas e atuando em diversos biomas e ecossistemas brasileiros integrados em rede para o desenvolvimento e o acompanhamento de pesquisas ecológicas de longa duração. Os projetos são aprovados mediante Editais específicos, por um prazo de 10 anos, renovados anualmente. Visite a nova Home-page do Peld.
O Peld apresenta resultados relevantes relacionados ao envolvimento com as comunidades locais. E contabiliza diversas experiências bem sucedidas em projetos de educação ambiental, parcerias com prefeituras e trabalho com populações localizadas no entorno de áreas de preservação ambiental, o livro é resultado dessas ações.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















