Ciência e Tecnologia
Projetos de nanossatélites do País estão na direção correta, diz especialista
Espacial
O estágio alcançado no desenvolvimento de pequenos satélites pelos projetos que são apoiados na atualidade pela Agência Espacial Brasileira (AEB) é bastante positivo e seguem numa direção promissora. A avaliação é do professor Jordi Puig-Suari, da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), dos Estados Unidos (EUA), apontado como uma dos maiores especialistas nesse segmento espacial.
Co-criador dos CubeSat, ele considerou a capacitação e a formação de recursos humanos especializados um dos pontos mais importante do desenvolvimento de pequenos satélites do País. Estas observações estão no pré-relatório que Puig-Suari entregou na segunda-feira (31) ao presidente da AEB, José Raimundo Coelho, após uma semana no País participando da revisão crítica de alguns projetos.
Além do projeto Serpens, CubeSat em desenvolvimento na AEB, Puig-Suari também conheceu os projetos do NanossatC-Br1, e AESP-14, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
Na cidade de Ubatuba (SP), o professor visitou a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, onde conheceu o grupo de estudantes que desenvolveu um CanSat com a orientação de técnicos do Inpe. Todos os projetos conhecidos pelo engenheiro aeroespacial têm programação para lançamento no segundo semestre do ano.
O professor visitou, ainda, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), e proferiu uma palestra para estudantes da Universidade de Brasília (UnB), na sede da AEB, seguida de uma rodada de debate.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















