Ciência e Tecnologia
RNP acerta com Capes utilização de serviço de acesso à internet sem fio
Parceria
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI) firmou um novo programa de ações com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) poderá usufruir do eduroam (education roaming), serviço de acesso à internet sem fio, desenvolvido para a comunidade internacional de ensino e pesquisa, gerido e operado no Brasil pela RNP.
O serviço facilita o processo de conexão de reitores, diretores, pesquisadores, alunos e profissionais vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O eduroam promove o contato entre os diferentes usuários e instituições brasileiras e internacionais de ensino e pesquisa.
“A principal vantagem do eduroam é dar poder de conexão aos professores e alunos que participam da Capes. Antes tínhamos que permitir o acesso à rede para cada um, agora sabemos que todos podem se conectar ao serviço, de forma independente, dos seus próprios locais de trabalho”, ressaltou o diretor de TI da Capes, Sergio Cortes.Com a adesão da fundação ao eduroam, o número de clientes do serviço chegou a 28 instituições, com mais de 980 pontos de acesso disponíveis no Brasil, além de 11 mil espalhados pelo mundo. Qualquer pessoa com cadastro no sistema pode acessar um desses pontos.
Lançado no Brasil em 2012, o eduroam é uma iniciativa internacional nascida na Europa que permite a estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, por meio de conexão sem fio, dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.Além da segurança, o eduroam tem como benefícios a mobilidade e a facilidade de uso, tendo como premissa a integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
Entre as instituições brasileiras usuárias do eduroam, estão o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social supervisionada pelo MCTI; o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI); as universidades federais de Goiás (UFG), de São Paulo (USP), do Mato Grosso do Sul (UFMS), de Minas Gerais (UFMG), entre outras.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















