Ciência e Tecnologia
Agropecuária se destaca como setor mais produtivo do Brasil
Pesquisa e Desenvolvimento
Enquanto a produtividade no Brasil cresceu 1% na última década, a agropecuária cresceu quatro vezes mais e se consolidou como o setor mais produtivo do País. É o que mostra série de reportagens do Jornal Nacional, da TV Globo, que foi ao ar na última semana.
A pesquisa é uma das razões para os altos ganhos de produtividade da agropecuária brasileira, de acordo com a reportagem. Os avanços tecnológicos promovidos por instituições como a Embrapa e seus parceiros tornaram o Brasil o segundo maior produtor de soja do mundo, muito perto dos Estados Unidos, o líder na produção do grão.
O aumento na produtividade é também um componente importante para a sustentabilidade no setor. Sistemas como o integração lavoura-pecuária-floresta foram apontados pela reportagem como promissores.
Recuperação ambiental
No último sábado (3), a presidenta Dilma Rousseff anunciou dois decretos, durante a 80ª Expozebu, em Uberaba (MG). Um deles complementa regras necessárias para implementação do Cadastro Ambiental Rural, o CAR, que permitirá dar início aos processos de recuperação ambiental rural previstos no novo Código Florestal.
A iniciativa deve fortalecer a agropecuária brasileira e elevar ao nível de países onde o setor é desenvolvido. "O novo regulamento para o setor arcabouço legal mais aderente à produção pecuária, além de fortalecer os controles que garantem conformidade do material genético oferecido aos produtores. Os produtores de zebu presentes sabem, essa regulação é um diferencial importante pro mercado", afirmou Dilma Rousseff.
O outro decreto anunciado pela presidenta trata das diretrizes básicas para execução de registro de genealógicos animais para os produtores pecuaristas.
A presidenta afirmou que o governo federal tem buscado contribuir para a parceria bem-sucedida entre a tecnologia e os produtores da agropecuária brasileira. Em seu discurso na cerimônia de abertura da 80ª Expozebu, ela destacou algumas das medidas concretas desta contribuição como, por exemplo, os R$ 135 bilhões de crédito disponíveis no Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, dos quais R$ 116 bilhões já foram contratados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















