Ciência e Tecnologia
Alunos são cientistas por um dia nas escolas do Distrito Federal
Agroenergia
Neste mês, cerca de 400 alunos da Escola CEF 12 de Ceilândia e 450 alunos do Colégio Militar de Brasília, puderam brincar de "fazer" biocombustível. Além da parte prática, a 'Exposição Cientista Por Um Dia', da Embrapa Agroenergia, apresenta palestras sobre energia renovável e destaca a produção de biodiesel a partir de outras matérias-primas além da soja, como o óleo de fritura.
Ainda no Distrito Federal, a mostra deve percorrer o Colégio Sigma da Asa Sul, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Universidade de Brasília e o Condomínio Ville Montagne.
O biodiesel feito a partir de óleo de fritura é o tema que vem sendo trabalhado com os alunos na exposição, no âmbito do projeto de divulgação Mover – Meu Óleo Vira Energia Renovável -, uma parceria da Embrapa Agroenergia, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
A proposta é que os alunos sejam os multiplicadores da campanha Mover, que tem por objetivo a conscientização da população do DF de não jogar óleo de fritura na pia e, sim, armazená-lo em garrafas e entregá-las nos pontos de coleta. Assim, todos estarão ajudando o meio ambiente e a produção de energia renovável (biodiesel). Neste ano, desde abril, já foram atendidos em torno de 800 alunos.
O diretor da Ubrabio, Sergio Beltrão, é palestrante no projeto e comenta. "Mostramos aos alunos que todos nós precisamos de energia, seja para brincar, praticar esporte, fabricar produtos, mover os carros, caminhões, etc. Mas essa energia deve ser a menos prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente, como os biocombustíveis: que além do etanol, mais conhecido e usado nos carros e feito a partir da cana-de-açúcar, o biodiesel que é usado misturado com o diesel em caminhões, tratores e caminhonetes. Também mostramos que, enquanto as plantas crescem, absorvem o gás carbônico, o que não acontece com os produtos derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel", explica.
As escolas, públicas ou privadas, que tenham interesse em participar podem entrar em contato com o Núcleo de Comunicação Organizacional pelo e-mail agroenergia.eventos@embrapa.br, ou pelo telefone (61) – 3448 1581.
>> Saiba mais.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















