Ciência e Tecnologia
Bolsista é premiado em concurso de universidade na França
Ciência Sem Fronteira
O bolsista de doutorado pleno pelo Ciência sem Fronteiras (CsF) Francisco Martins Cortezzi foi premiado como "premier accessit" no Concurso de Pôsteres Científicos da Escola Doutoral de Geografia da Université Paris 4 – Sorbonne, realizado pelo Instituto de Geografia da universidade. "O apoio recebido pelo governo federal é fundamental, pois com a bolsa é possível que possamos nos dedicar plenamente aos estudos. Ao regressar ao Brasil, pretendo atuar na carreira docente-pesquisador em uma universidade federal", conta Francisco.
Desde outubro de 2013 o estudante se encontra na instituição, onde desenvolve sua tese na área de geociências, e permanece até setembro de 2016.
A premiação foi em abril. O trabalho, com o título "Processus d'évolution du tissu urbain d'Oliveira, Minas Gerais, Brésil", teve como objetivo principal analisar a dinâmica de evolução do tecido urbano da cidade mineira, assim como identificar seus principais vetores de crescimento. Tais resultados são usados para gestão e planejamento territorial, assim como para políticas públicas de uso e ocupação do solo, entre outras.
Primeiro foi feito um mapeamento da evolução do tecido urbano de Oliveira para, em seguida, realizar uma análise temporal descritiva do processo de evolução do tecido urbano da cidade. Durante as análises, foram feitas comparações entre os tamanhos e formas nos diferentes anos analisados, assim como a identificação e o monitoramento dos principais vetores de crescimento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















