Ciência e Tecnologia
Colóquio internacional promove diálogo sobre línguas indígenas
Amazônia
Pesquisadores, estudantes e demais interessados nos estudos de línguas indígenas terão oportunidade de acompanhar debates e conferências sobre o tema no Colóquio Internacional Amazônicas 5. O evento será realizado em Belém (PA), de segunda-feira (26) a sexta (30). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Colóquio ou na hora e local do evento.
O encontro bianual acontece alternadamente entre países amazônicos. Neste ano, o tema é “A estrutura das línguas amazônicas: fonologia e sintaxe”. O principal objetivo é promover o intercâmbio e a cooperação entre pesquisadores da área com base nos mais recentes resultados de estudos realizados em diversas instituições científicas.
Além dos simpósios sobre fonologia (estudo do sistema de sons da língua) e sintaxe (disposição das palavras na frase), haverá apresentação de trabalhos sobre uma família linguística específica, que em 2014 será o tupi. O evento é realizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg/MCTI) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Segundo o pesquisador Hein van der Voort, representante do Goeldi na comissão organizadora, nos últimos 25 anos pesquisas relevantes têm sido amplamente desenvolvidas pela equipe de linguistas do museu, que ele traduz como “um dos maiores institutos de pesquisa sistemática e contínua de línguas amazônicas”.
Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
e Museu Emílio Goeldi
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















