Ciência e Tecnologia
Embrapa realiza oficina de modelagem de fluxo do solo
Capacitação
A Embrapa Solos sediará, entre os dias 13 e 15 de maio, a "Oficina de modelagem de fluxos da solução do solo". O treinamento faz parte do projeto "Propriedades hídricas e simulações de fluxos de água em Latossolos e Argissolos Vemelho-Amarelos sob pastagens e cafezais nas regiões noroeste e serrana do estado do Rio de Janeiro".
A iniciativa conta com auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A organização é da Embrapa Solos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A capacitação objetiva familiarizar pesquisadores e estudantes de pós-gradução sobre técnicas de ajustes de equações em dados de retenção de água no solo, bem como a parametrização e modelagem de fluxos da solução do solo, utilizando o modelo Hydrus.
"Com o avanço da programação de algoritmos e da capacidade analítica dos computadores, uma nova era se abriu na física do solo e soluções para problemas envolvendo as estimativas dos fluxos de água no solo se tornaram possíveis. Conseguimos, por exemplo, otimizar os processos de irrigação e reduzir de perdas de nutrientes por lixiviação", afirma Wenceslau Teixeira, pesquisador da Embrapa Solos e coordenador do treinamento.
Todos os softwares que serão utilizados na oficina são livres (Hydrus 1D, RETC, Rosseta, Shypfit), evitando barreiras para a aplicação do conhecimento aprendido, como a necessidade de investimento financeiro na aquisição de licenças. Uma segunda etapa do treinamento está prevista para agosto deste ano. Interessados podem obter mais informações em cnps.eventos@embrapa.br.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















