Ciência e Tecnologia
Missão espacial brasileira busca ampliar parcerias e financiamento
Atividades espaciais
Diversos aspectos técnicos e científicos envolvendo a 1ª Missão Brasileira de Espaço Profundo (Aster) foram apresentados e discutidos por pesquisadores de várias instituições durante reunião na Agência Espacial Brasileira (AEB). O encontro, realizado na última quarta-feira (21) teve como foco a busca de apoio financeiro junto a instituições de fomento.
A Missão Aster é um projeto multi-institucional, cujo objetivo principal é a construção de uma sonda espacial de pequeno porte para explorar o asteroide triplo 2001SN263, descoberto em 2008 na região entre Marte e Júpiter. A principal meta científica é a obtenção de dados físicos e dinâmicos dos três corpos do sistema 2001SN263, envolvendo a determinação de seu tamanho, massa, volume, campo gravitacional e a velocidade de rotação dos corpos, identificação da composição mineral, a morfologia e a textura dos corpos.
“Nossa intenção é unir esforços para apoiar iniciativas como esta, que elevam os níveis de excelência e tecnologia no País”, disse o presidente da AEB, José Raimundo Coelho. Ele lembrou que as ações espaciais no Brasil estão mais diretamente voltadas ao atendimento de necessidades da sociedade, mas a AEB entende que outras vertentes de pesquisas também precisam ser incrementadas no País, “por isso estamos sempre abertos à análise de propostas”, completou.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Agência Espacial Brasileira e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















