Ciência e Tecnologia
Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas começou nesta terça (27)
Obmep 2014
Foram realizadas nesta terça-feira (27), em instituições de ensino de todo o País, as provas da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). As provas foram aplicadas pelas próprias escolas, em horários definidos para turmas do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental (níveis 1 e 2) e do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio (nível 3).
Nesta edição, foram inscritos 18.193.130 alunos de 46.712 escolas, localizadas em 5.533 municípios (99.41 % do total). A prova da primeira fase é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e realizada nas próprias escolas.
É responsabilidade de cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em gabaritos enviados pela coordenação da Obmep) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.
Assim, os alunos de cada escola com melhor desempenho na primeira fase se classificam para a segunda. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, em que devem expor os cálculos e raciocínio utilizados.
Marcadas para 13 de setembro, as provas da segunda fase serão realizadas em aproximadamente nove mil centros de aplicação espalhados pelo país. A correção será feita por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Obmep.
Premiações
Os alunos premiados serão divulgados no site da olimpíada no dia 1º de dezembro. Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.
Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
Sobre a Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















