Ciência e Tecnologia
Painéis de Candido Portinari são expostos em Paris
Exposição
A exposição itinerante dos painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari, iniciada em 2010, no Rio de Janeiro, chega ao último destino nesta quarta-feira (7). As obras ficarão expostas até 9 de junho no Grand Palais, em Paris.
Além dos painéis restaurados, processo apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI,) a mostra exibe pela primeira vez os esboços que o artista realizou para a obra e que foram recentemente doados pela financiadora.
A restauração dos painéis foi negociada quando o prédio da ONU começou a passar por reformas. Os dois painéis que medem 14 metros (m) de altura por 10 m de largura chegaram ao Brasil no fim de 2010. Eles foram restaurados no Rio de Janeiro e exibidos ao público em diversas cidades brasileiras.
Especialistas do Laboratório de Ciência da Conservação (Lacicor), da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizaram estudos científicos e documentação digital em alta resolução dos painéis, que detectaram a presença de um tipo de pigmento que é facilmente degradado com a exposição à luz. O Lacicor foi montado com apoio da Finep.
Doação
A Finep/MCTI assinou, em janeiro deste ano a (13) a doação de 222 obras de sua coleção do pintor Candido Portinari ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), ligado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC).
São pinturas a óleo em tela, desenhos em grafite, nanquim bico-de-pena, caneta tinteiro, gravura a água-forte e água-tinta em papel, dentre outros. Dezessete estão emprestadas ao Palácio do Planalto. Com a doação, o museu passa a ter o maior acervo público do artista, com 243 trabalhos.
Sobre Portinari
Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, no interior do estado de São Paulo. Passou a infância na pequena cidade de Brodowski e, aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Sem curso primário completo, tornou-se um dos mais famosos pintores das Américas. Com sua morte prematura, aos 58 anos, Portinari deixou um legado de aproximadamente 5 mil obras, entre murais, afrescos, pinturas, desenhos e gravuras que representam uma ampla síntese crítica de todos os aspectos da vida brasileira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















