Ciência e Tecnologia
Comissão técnica para a Produção Integrada do milho é criada
Produtos rurais
A Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), irá sediar a reunião de instalação da Comissão Técnica para a Produção Integrada de Milho. O encontro acontecerá nesta terça-feira (10). A Produção Integrada (PI) é um sistema baseado em boas práticas agropecuárias. Pressupõe o monitoramento de todas as etapas de uma cadeia produtiva, desde a aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor.
A pesquisadora da Embrapa, Mônica Matoso, explica que o objetivo da PI é elevar os padrões de qualidade e competitividade dos produtos rurais brasileiros. "Muito importante também é a produção de alimentos seguros, principalmente para o consumo humano, com monitoramento em todas as etapas de produção (rastreabilidade) e considerando a segurança do trabalhador, a legislação trabalhista, a qualidade de vida dos produtores e comunidades, a conservação do meio ambiente, a sanidade e o bem-estar dos animais", afirma.
No Brasil, o sistema começou com a Produção Integrada de Frutas, em 2001, por exigência do mercado internacional. Para cada cadeia produtiva, há orientações e normas técnicas específicas que devem ser seguidas pelos produtores que aderirem à PI.
Para o milho, foi elaborada uma proposta de normas por uma equipe multidisciplinar da Embrapa Milho e Sorgo. As orientações são baseadas nas normas de Boas Práticas Agrícolas (BPAs) para a cultura do milho e em critérios já estabelecidos na legislação.
Agora, a comissão técnica reunirá representantes da cadeia produtiva do milho que irão analisar as normas propostas para validação. Essas normas foram testadas em cinco unidades-piloto em propriedades rurais de Minas Gerais. Nesse processo, foram utilizadas tecnologias, buscando a racionalização de produtos agroquímicos, o monitoramento da água, do solo, da cultura, da pós-colheita e a implantação de registros em todas as fases de produção para obtenção da rastreabilidade.
>> Confira a programação completa do evento.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















