Ciência e Tecnologia
Embrapa disponibiliza sistema de solos brasileiros na internet
Base de dados
Com apoio da tecnologia da informação, a Embrapa acaba de criar a maior base de dados de solos do País. O Sistema de Solos Brasileiros, disponível no link www.sisolos.cnptia.embrapa.br, é composto por nove mil perfis de solos brasileiros e está disponível na internet para acesso público e gratuito.
Segundo informações da Embrapa, perfis são as unidades básicas do estudo dos solos e o seu conhecimento é fundamental para o planejamento do uso sustentável e conservação dos solos brasileiros.
O sistema de informação de solos brasileiros reúne em uma única plataforma todo o resultado de pesquisa sobre o tema que a Empresa produziu nos últimos 40 anos."É o maior banco de solos do Brasil, que permite conhecer melhor os solos brasileiros e sua distribuição no território", explica a chefe-geral da Embrapa Solos, Lourdes Mendonça.
O sistema apresenta três módulos de entrada de dados: pedologia, fertilidade e mapeamento. A base de pedologia congrega dados sobre os perfis de solos e é a parte primordial do sistema de informação. Cada perfil é formado por camadas ou horizontes, segmentados por suas características morfológicas, mineralógicas, micromorfológicas, físicas e químicas.
Acesso público
Essa base de dados, desenvolvida com ferramentas de software livre, é atualizada diariamente, de forma automática, garantindo o funcionamento do sistema e a preservação das informações. Além disso, os especialistas distribuídos pelo País podem inserir os trabalhos no sistema, que serão agregados nessa base integrada e ficarão disponíveis ao público.
O módulo de consulta conta com filtros de localização geográfica, identificação dos horizontes, descrição do ambiente e classificação. Isso facilita o acesso aos trabalhos, pois faz com que os resultados obtidos sejam mais adequados ao interesse do usuário. Outro recurso importante é a recuperação automática dos trabalhos inseridos nas Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA).
Toda consulta é realizada em três etapas. É possível selecionar os atributos, os filtros - como região e classe de solo – e, dentre os resultados retornados, quais os trabalhos deseja-se acessar. Assim fica mais fácil obter um conjunto de respostas extremamente identificadas com as características de interesse de quem procura a informação.
>> Leia mais.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















