Ciência e Tecnologia
Embrapa Meio Ambiente recertifica sistema de gestão da qualidade
Certificado
A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) recertificou seu sistema de gestão da qualidade com base na norma ABNT NBR ISO 9001:2008. Após quatro dias de auditoria, o certificado foi concedido pela Associação Portuguesa de Certificação (Apcer), organismo membro da rede The International Certification Network (IQNet).
A ISO 9001 é uma norma internacional que define padrão não só para sistemas de gestão da qualidade como também para sistemas de gestão em geral. É adequada para todo tipo de organização, independente do tamanho ou setor, ajudando na melhoria do gerenciamento e dos procedimentos de trabalho.
A Embrapa Meio Ambiente é certificada desde 2005 na Norma ISO 9001:2008 sob o escopo "Pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias na interface agricultura e meio ambiente".
A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), dada a característica do escopo, abrange toda a Unidade e, por requisito da própria ISO 9001, é de responsabilidade direta do Chefe Geral, que é representado para fins operacionais pelo Representante da Direção, função atualmente associada à Supervisão do Núcleo de Desenvolvimento Institucional.
O SGQ começou a ser implantado em 2003 e em seu histórico já contempla três processos de recertificação: o primeiro em 2008; o segundo em 2011 e no mês de maio, o mais recente. Atualmente vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Institucional, o SGQ é coordenado pela analista Margarete Crippa e composto por Cesar Silva de Rosso, Ana Maria Gutzlaff e Paulo Sérgio Goi.
Além da equipe do NDI, o SGQ conta ainda com um Comitê Gestor (CGQ), um grupo de Representantes Setoriais (RSQ), além de outro de auditores internos, todos com a função de dar agilidade às atividades de manutenção, avaliação e de melhorias do Sistema. A responsabilidade de assegurar que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com os requisitos da Norma é de todos os empregados.
Mérito dos empregados
Segundo o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto, "frente à complexidade do sistema de gestão da Unidade, o compromisso dos empregados na obtenção e manutenção desta certificação é fundamental. A dedicação constante às necessidades que uma instituição pública precisa zelar, alinhada aos requisitos da ISO 9001, trazem à Embrapa Meio Ambiente um diferencial que fortalece a confiança em seus resultados e proporciona um olhar constante rumo a melhoria contínua de seus processos. Isto amplia ainda mais o valor que os empregados tem em todo o sistema de gestão. São eles que traduzem o conceito qualidade para sua rotina e contribuem para o fortalecimento da imagem da Instituição frente aos seus clientes e parceiros".
Aderência ao Modelo de Gestão Pública
A padronização de trabalho e a melhoria na forma de gestão preconizada pela certificação na ISO 9001 favorecem a participação da Unidade em Programas de Excelência na Gestão. Ininterruptamente desde 2010, participa do Programa de Excelência na Gestão da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), submetendo relatórios de gestão (RGs) para avaliação no modelo de gestão do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).
Esse processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistemas. As ações de melhoria identificadas no relatório de avaliação do RG compõem um plano de melhoria e são tratadas em sintonia com documentos e registros do sistema de gestão da qualidade.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















