Ciência e Tecnologia
Embrapa realiza parceria para repassar tecnologias a podutores
Aprendizagem rural
A pesquisadora da Embrapa Pantanal, Márcia Furlan, irá realizar um seminário para os técnicos do Senar/MS ) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) nesta sexta-feira (27). Na ocasião, discorrerá sobre anemia infecciosa equina (AIE) – uma grande preocupação na região pantaneira.
A ação faz parte de uma parceria entre as instituições para que os instrutores do Senar possam repassar também as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Pantanal durante os cursos.
O produtor ou trabalhador rural que tenha interesse nos cursos do Senar/MS deve procurar o sindicato rural do município. Assim, é possível solicitar a participação nos cursos da instituição. Para mais informações, acesse o site do Senar/MS.
A doença
No seminário, Márcia deverá traçar um panorama sobre a AIE. A doença, que chegou no Pantanal durante a década de 70, ataca somente os equídeos (cavalos, jumentos, mulas e burros). O vírus é semelhante ao da Aids e a transmissão acontece através do contato com o sangue infectado. Uma vez contaminado, o animal permanece infectado por toda a vida. Atualmente, não há cura para a doença.
A principal forma de contágio da AIE, de acordo com a pesquisadora, é o manejo incorreto. Por isso, ela afirma que outro aspecto importante a ser discutido no seminário são as práticas de manejo que previnem a contaminação – o uso de seringas e agulhas descartáveis, limpeza dos equipamentos de montaria (como arreios e tralhas compartilhados) e o fim do uso das esporas pontudas, que podem colocar um animal sadio em contato com o sangue contaminado.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















