Ciência e Tecnologia
INB testa produção de peróxido de urânio em planta piloto
Programa nuclear
As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizaram no início deste mês, em Caetité (BA), os testes em planta piloto para produção de peróxido de urânio, que será o novo produto final da unidade após a duplicação da planta química. Atualmente, o que sai de Caetité é o diuranato de amônia, um pó de coloração amarela, conhecido como yellowcake.
Os testes foram realizados durante uma semana. Segundo o engenheiro de processos da INB, Heraldo Rangel as atividades comprovaram a viabilidade do processo que substituirá o uso de amônia por águas oxigenada (peróxido de hidrogênio).
“A planta piloto, composta por tanques de precipitação e um espessador, simula o processo que a empresa deverá adotar após a duplicação”, relata Rangel. “A amônia exige cuidados especiais quanto ao uso, estocagem e descarte. Já a água oxigenada gera um produto de melhor qualidade e com menos impurezas.”
A unidade da INB em Caetité precisará dobrar sua produção de 400 toneladas para 800 toneladas para atender a demanda nacional que aumentará com a conclusão da usina de Angra 3. O projeto básico de duplicação será realizado por uma empresa a ser contratada em julho. As obras devem começar em meados de 2017.
Sobre a INB
As Indústrias Nucleares do Brasil atuam na cadeia produtiva do urânio, da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a INB tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro e está presente nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Criada em 1988, a INB sucedeu a Nuclebrás e, em 1994, tornou-se uma única empresa ao incorporar suas controladas - Nuclebrás Enriquecimento Isotópico S.A. (Nuclei); Urânio do Brasil S.A. e Nuclemon Mínero-Química Ltda, absorvendo suas atividades e atribuições.
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Indústrias Nucleares do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















