Ciência e Tecnologia
Reprodução assistida animal é tema de curso na UFG
Biotécnicas
Estudantes de mestrado, doutorado e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão capacitados sobre as principais biotécnicas de reprodução assistida animal atualmente em uso para a multiplicação e conservação de mamíferos, especialmente bovinos. Eles participam, de 28 de julho a 1º de agosto, do Curso de Reprodução Animal Assistida, coordenado pelo pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).
Com carga horária de 45 horas/aula, o curso faz parte da disciplina de Reprodução Assistida Animal da UFG, e será realizado no Centro de Tecnologias para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), pertencente à Embrapa Cerrados e localizado na rodovia DF-180, Km 64, s/n, Ponte Alta, Gama (DF). Confira a programação completa.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de julho no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Campus II Samambaia, que fica na rodovia Goiânia-Nova Veneza. Informações pelo telefone: (62) 3521-1594 ou pelo e-mail ppgzootecnia@hotmail.com.
Contexto
O aumento da exigência mundial para produção de alimentos seguros em grande escala e de forma sustentável tem obrigado a pecuária bovina a sofrer adaptações, buscando o aumento da eficiência reprodutiva e produtiva dos animais em áreas cada vez menores. Nesse sentido, as biotécnicas de reprodução animal têm contribuído para produção de animais com genótipos superiores e com eficiência produtiva destacada.
O pesquisador da Embrapa Cerrados explica que a tecnologia de produção de embriões tem atualmente combinado a reprodução assistida com técnicas celulares, moleculares e genômicas, permitindo a multiplicação de animais geneticamente valiosos, bem como a produção de animais transgênicos, com aplicação nas áreas biomédica e agropecuária. Além disso, os avanços na criopreservação de sêmen, ovócitos e embriões têm facilitado o processo de conservação e disseminação de germoplasma animal, devido à facilidade de intercâmbio de material genético dentro e fora do País.
"Apesar de se encontrarem em diferentes fases de desenvolvimento, as biotécnicas de reprodução assistida animal podem contribuir consideravelmente com a evolução da pecuária nacional quando aplicadas de forma orientada", ressalta Martins.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















