Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2014 > 07 > Confira a agenda científica de 19 a 25 de julho

Ciência e Tecnologia

Confira a agenda científica de 19 a 25 de julho

C&T e Inovação

Atividades e oportunidades passam por astronomia, empreendedorismo, divulgação, apicultura, microfluídica e modelagem molecular
por Portal Brasil publicado: 19/07/2014 11h46 última modificação: 10/03/2015 14h22

Neste mês, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), localizado no Rio de Janeiro (RJ), aproveita a data comemorativa do 45º aniversário do primeiro pouso tripulado na Lua, a Missão Apollo 11, para realizar um Programa de Observação do Céu especial.

Neste fim de semana, o museu oferece atividades gratuitas para todas as idades: Observação do Céu, visitas orientadas pelo campus do museu, atividades AstroMania e Brincando de Matemático.

Na quarta-feira (23), às 17h, o astrônomo e especialista em Astronáutica Naelton Mendes de Araújo, da Fundação Planetário, proferirá a palestra "Viagem à Lua e a mente do homem". Em seguida, os visitantes serão convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 centímetros e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.

Empreendedorismo

Segunda-feira (21) é o último dia de inscrição para a 18ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, que neste ano terá etapas regionais, de caráter classificatório, com o objetivo de prestigiar e dar mais oportunidade de destaque aos agentes do movimento de todo o Brasil.

Promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae, o prêmio reconhece e prestigia projetos que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o movimento do empreendedorismo inovador no País.

Na primeira fase, a premiação reconhecerá em cinco categorias, incubadoras, parques tecnológicos, projetos e empresas das diferentes regiões do País. A inscrição deve ser efetivada com a inserção dos dados na plataforma disponível no link Anprotec/Prêmio Nacional.

Reunião da SBPC

De terça-feira (22) ao dia 27 acontece, em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (UFAC), a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem fronteiras”, o evento contará com 199 atividades e a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior e de gestores do sistema estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

A programação da 66ª reunião anual foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama do que se faz em ciência hoje no Brasil. Estão previstas 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias.

Também serão realizadas no encontro a SBPC Jovem, a ExpoT&C e a SBPC Mirim. Somente a ExpoT&C reúne cerca 30 instituições interessadas em expor ao público novas tecnologias, produtos e serviços no maior evento científico do País.

Divulgação científica 

Nesta edição da Reunião Anual da SBPC, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) irá participar da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, que ocorrerá no fim da semana. Num estande de 12 x 12 metros, a instituição irá realizar várias atividades de divulgação da ciência direcionadas a todas as idades.

Nas sessões do planetário inflável, conduzidas por um mediador, os visitantes poderão visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações. As sessões têm duração aproximada de 30 minutos e acontecerão de hora em hora. A tradicional oficina Brincando com a Ciência apresentará ao público temas científicos de uma forma descontraída e interativa.

O museu terá ainda um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores para o projeto A Ciência que Eu Faço, coordenado pela jornalista Vera Pinheiro. Na programação científica da SBPC, Heloisa Maria Bertol Domingues, diretora do Mast,  será uma das coordenadoras dos encontros Meio Ambiente e Controle Social Na Amazônia (ABA), na quarta-feira (23), e Conhecimentos Científicos nas Fronteiras Sociais (SBHC), na quinta.

Comunicação e divulgação

Comunicação e divulgação científica será o foco da participação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas na 66ª Reunião Anual da SBPC.

No estande da Rede Clima e do INCT na ExpoT&C haverá a simulação de uma estação de comunicação experimental, que convidará o público a lidar com imagens, textos, signos e sintaxes que circulam intensamente nas mídias relacionadas às mudanças climáticas.

A ideia é que os visitantes criem novas imagens e textos a partir dos materiais iniciais apresentados a eles. A Rede Clima e o INCT para Mudanças Climáticas estão sediados no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

A mostra abre na quarta-feira (23).

CT&I nos estados

Na segunda (21) e na terça-feira (22), também na capital acriana, acontece o Fórum do Confap. Este é o terceiro encontro nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa no ano.

Para o primeiro dia, estão previstos debates internos sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do governo federal, as relações entre as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) e a tramitação do marco legal de ciência, tecnologia e inovação no Congresso Nacional.

Para o segundo dia, estão previstas apresentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), além de palestras com representantes de órgãos relacionados à pesquisa da França e Reino Unido, países com os quais foram assinados acordos de cooperação internacional.

Apicultura

A Associação Protetora das Abelhas e do Meio Ambiente (Aspama) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realizam, na quinta-feira (24), em Campina Grande (PB), o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores. O evento, na sede do Insa, é voltado a pequenos produtores, apicultores, meliponicultores estudantes, pesquisadores e ao público em geral.

O objetivo é divulgar a importância da apicultura e da meliponicultura como atividades econômicas viáveis e sustentáveis para a região semiárida brasileira. A programação inclui palestras sobre diversos temas, como renda extra para o pequeno produtor rural e plantas melíferas do Semiárido. Serão discutidos também os desafios para a apicultura e da meliponicultura na Paraíba.

Microfluídica

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) promove, na quinta (24) e na sexta-feira (25), o 4º Workshop em Microfluídica. O evento será realizado no auditório do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

A programação científica inclui apresentações de trabalhos de palestrantes convidados, seminários de estudantes e uma sessão de apresentação de painéis com trabalhos científicos desenvolvidos pelos participantes inscritos. Haverá também a participação da empresa de softwares de simulação e modelagem Comsol, que fará demonstrações e treinamento, com participantes selecionados, em um pacote para microfluídica.

O objetivo do evento é reunir e fomentar a discussão e cooperação entre pesquisadores que trabalham nessa área multidisciplinar. A microfluídica possui aplicações em muitos setores industriais, cobrindo áreas tão diferentes como biologia, medicina, química, engenharia de processos, transportes, ciências ambientais e microeletrônica.

Acesse a página do workshop.

Dinossauros

Começou, em São Paulo, a 2ª Mostra VerCiência 3D com a apresentação do filme 3D Dinos Alive! (“Dinossauros Vivos”). O filme Dinos Alive! é uma produção norte-americana em 3D que permite conhecer desde os primeiros dinossauros do período Triássico até os “monstros” do Cretáceo.

O Projeto VerCiência tem como objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência, da clareza e da eficácia da comunicação.

Saiba mais sobre o Projeto VerCiência e a programação completa desta edição.

Modelagem molecular

Estão abertas as inscrições para a 7ª Escola de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos, que ocorrerá de 18 a 22 de agosto no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).

Nesta sétima edição da escola serão ministrados 23 palestras e oito minicursos práticos em temas cobrindo os tópicos de dinâmica molecular, modelagem molecular aplicada ao desenvolvimento de fármacos, metodologias de docking proteína-proteína e receptor-ligante, métodos computacionais, bioinformática e cálculos estocásticos e quânticos sobre biomoléculas.

O público-alvo da 7ª EMMSB é composto por alunos de biologia, biomedicina, farmácia, física, química, computação e áreas relacionadas. Serão oferecidas 180 vagas para as palestras e 120 para as aulas práticas em laboratórios de computação, priorizando alunos de pós-graduação. Alunos de graduação participando de projetos nos temas da EMMSB poderão ser aceitos nas aulas práticas.

As inscrições para podem ser efetuadas no site do evento.

Conservação preventiva

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) seleciona especialista em conservação preventiva, com titulação de mestre ou doutor para atuar nas coleções Etnográfica e Arqueológica, vinculadas à Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa, em Belém. O candidato deve ter experiência em acondicionamento, organização e climatização de acervos em áreas de reserva técnica na região amazônica.

O candidato concorrerá a uma bolsa de capacitação no valor de R$ 2.500 a R$ 4.000 mensais, a depender de experiência e titulação. A vigência da bolsa é de setembro/outubro de 2014 a abril de 2015, com possibilidade de renovação por um ano.

Os interessados devem enviar uma carta de intenções e o currículo lattes até o dia 15 de agosto de 2014 para o e-mail arqueologia@museu-goeldi.br com cópia para daniellejose@museu-goeldi.br. Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria da Coordenação de Ciências Humanas pelo telefone (91) 3217-6044.

Exposição

Neste mês de julho poderá ser vista, em Recife (PE), a mostra Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas. A exposição propõe, sobretudo, apresentar a essência científica desse artista, autor de obras-primas como Monalisa e A Última Ceia e também responsável por grandes descobertas científicas. A mostra estará no Memorial de Medicina de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

Dividida em quatro ambientes, de acordo com os elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), a exposição engloba diferentes áreas do conhecimento. Além de textos e esboços ampliados dos desenhos do cientista, peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) estarão à disposição do grande público. Trata-se de modelos em três dimensões que reproduzem, fielmente, os rascunhos deixados pelo gênio renascentista.

A mostra permanece em cartaz até 30 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita, e a classificação, livre.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Embrapa pesquisa melhoramento genético da batata
Para falar sobre o assunto, o programa Conexão Ciência entrevistou o pesquisador da Embrapa, Arione Pereira
Banco genético da Embrapa recebe coleção de batatas peruanas
Local abriga coleções de plantas, animais e microrganismos mantidas por instituições parceiras do Brasil e de outros países
Jovem brasileiro se prepara para viagem ao espaço
Treinamento de Pedro Nehme, o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, já começou. Voo suborbital está previsto para o fim do ano
Para falar sobre o assunto, o programa Conexão Ciência entrevistou o pesquisador da Embrapa, Arione Pereira
Embrapa pesquisa melhoramento genético da batata
Local abriga coleções de plantas, animais e microrganismos mantidas por instituições parceiras do Brasil e de outros países
Banco genético da Embrapa recebe coleção de batatas peruanas
Treinamento de Pedro Nehme, o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, já começou. Voo suborbital está previsto para o fim do ano
Jovem brasileiro se prepara para viagem ao espaço

Últimas imagens

Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Divulgação/Fiocruz
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Divulgação/Finep
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Divulgação/MCTI
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Divulgação/Embrapa
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Divulgação/AEB

Governo digital