Ciência e Tecnologia
Ganhador do Nobel conhece instalações da Embrapa em Aracaju (SE)
Produção animal
O cientista canadense Tim McAllister, da Agriculture AgriFood Canada, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2007, visitou nesta quinta-feira (31) a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju (SE). O pesquisador da província de Alberta esteve representando o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), juntamente com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, em reconhecimento aos trabalhos prestados visando à conscientização a respeito do aquecimento global.
McAllister esteve na capital por conta de sua apresentação na 51ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Ele foi recebido na Unidade da Embrapa pelo chefe-geral, Manoel Moacir Macedo, o chefe de Pesquisa, Marcelo Fernandes, e por um grupo de pesquisadores especializados em produção animal.
Durante sua visita, os chefes fizeram uma breve apresentação do histórico, missão, estrutura e principais linhas de pesquisa da Unidade instalada em Sergipe. Em seguida, o visitante conheceu as instalações do laboratório de nutrição animal, e trocou experiências com os pesquisadores e técnicos sobre rotinas e parâmetros de pesquisa adotados pela Embrapa.
Tim McAllister ainda teceu elogios às práticas de análise adotadas pela Embrapa e à estrutura do laboratório, que passou recentemente por reforma e está recebendo novos equipamentos que permitirão aumentar o volume e a variedade de análises.
"São instalações muito boas, e refletem claramente nos resultados alcançados pela Embrapa ao longo dos anos. É uma instituição de pesquisa com excelente reputação na comunidade científica internacional, e que ajudou a elevar o Brasil à condição de líder mundial na produção de diversos alimentos", afirmou.
Pesquisa e Inovação
O IPCC foi estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas e implementação de políticas de combate e controle.
A equipe de McAllister possui um número considerável de especialistas na avaliação ampla de impactos ambientais decorrentes da produção animal. Os resultados das pesquisas contribuem fortemente para a formulação de políticas públicas de redução de emissão de gases e redução de efeitos nocivos ao meio ambiente em diversos países.
Através de programas de cooperação científica internacional, um grande número de estudantes de pós-graduação e pesquisadores convidados realiza intercâmbio de conhecimentos na unidade de pesquisa coordenada pelo cientista canadense.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















