Ciência e Tecnologia
Pesquisa utiliza bactéria da Antártida para produzir borracha sustentável
Pesquisa e Inovação
Uma molécula muito importante para a indústria química e petroquímica nacional está sendo produzida a partir de uma bactéria encontrada na Antártida e no melaço de cana-de-açúcar. Conhecida como butanodiol, substância é utilizada na produção do butadieno, insumo de elevada demanda na indústria para a produção de borrachas sintéticas.
A partir da nova tecnologia, a borracha é gerada a partir de moléculas fósseis; e o resultado, se comprovado em nível industrial, permitirá a abertura de uma nova fronteira verde na área.
Fruto de uma parceria entre a Petrobras, a Universidade de Agricultura de Atenas (Grécia) e o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a tecnologia já testada em laboratório, passa no momento por testes industriais.
Caso seja aprovada, a utilização da tecnologia em escala irá contribuir para o aumento do volume de produção nacional do butadieno, suprindo o mercado nacional, atualmente abastecido com a importação do produto. Até o momento, pesquisa já recebeu investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão.
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















