Ciência e Tecnologia
Programação traz atividades para estudantes de graduação
Semiárido em Foco
Integrando a programação do Semiárido em Foco, estudantes do curso de serviço social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), conhecerão, nesta sexta (31), os projetos científicos e de desenvolvimento tecnológico do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os alunos da professora Patrícia Crispim Moreira estão matriculados na disciplina 'Tópicos Especiais em Meio Ambiente'.
Patrícia Crispim é mestre em políticas sociais, desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento regional e é membro do “grupo de estudos rurais” do departamento de Serviço Social/UEPB. Durante a visita, serão conhecidos experimentos sobre captação de água de chuva e utilização de águas residuais, palma resistente à praga da Cochonilha do Carmim, viveiros de reprodução de mudas nativas para reflorestamento da Caatinga e projetos de combate à desertificação. Os estudantes também visitarão uma comunidade rural onde são aplicadas tecnologias sociais para a convivência com o Semiárido.
Para a pesquisadora Patrícia Crispim, “ os estudantes de Serviço Social precisam ser preparados para as realidade rurais do Semiárido, pois muitos destinam seus estudos apenas para os problemas urbanos”. A professora afirma ainda que vê com entusiasmo a parceria da UEPB com Institutos de Pesquisa como o Insa. Para ela “aproximar-se do Insa e da pesquisa realizada pelo Instituto é muito importante para o aperfeiçoamento dos alunos”.
A proposta da visita é gerar nos estudantes inquietações na troca de informações com os pesquisadores do Insa ao entrarem em contato com as várias áreas de conhecimentos estudadas na instituição. Também busca estimular a formação de futuros cientistas ao possibilitar aos jovens observarem a ciência e a tecnologia como instrumentos de participação e inclusão sociais para o Semiárido.
Semiárido em Foco
O Semiárido em Foco integra o 'Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no Semiárido Brasileiro' e atende à necessidade de democratizar conhecimentos. O objetivo é difundir pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da ciência, tecnologia e inovação para contribuir com novas linhas de pensamento e caminhos para a região, seja no universo rural ou urbano.
A programação também busca valorizar as potencialidades locais, além de articular e mobilizar diferentes atores que operam ou são interessados pelas questões pertinentes à região. Organizado em forma de palestras, todas as sextas-feiras à tarde, pesquisadores e técnicos do Instituto apresentavam e discutiam seus planos de trabalho e temáticas relacionadas às áreas de atuação do Insa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















