Ciência e Tecnologia
Rede de ensino e pesquisa lança edital voltado a grupos de trabalho
Inscrições abertas
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou edital para os grupos de trabalho (GTs) do período 2014-2015. Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar até 18 de agosto suas propostas, que deverão contemplar temas da área de redes, aplicações e middleware.
As propostas s serão analisadas até 1º de outubro, quando serão anunciados os GTs escolhidos para o período. Os projetos começam a ser desenvolvidos logo após a divulgação dos selecionados e têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período.
Na primeira fase da seleção, os grupos desenvolvem e demonstram um protótipo de um novo serviço. Depois de avaliado seu desempenho e suas características, alguns desses protótipos são selecionados para a segunda fase. Nesta, os GTs devem desenvolver o protótipo apresentado, visando à implantação de um piloto a ser testado por um grupo de instituições.
Desde 2002, a iniciativa promove a formação de parcerias entre a organização e grupos de pesquisa para o desenvolvimento e a introdução de aplicações e serviços inovadores na rede acadêmica. Desde a criação do programa, mais de 60 grupos de trabalho foram contratados. Exemplos são vários dos serviços hoje disponibilizados pela RNP e plataformas utilizadas para gerar produtos que atendem a própria organização, suas instituições clientes e parceiros estratégicos.
Critérios de seleção
A seleção dos Grupos de Trabalho adotará os seguintes critérios:
- Potencial para se tornar um produto/serviço da RNP;
Será avaliado o potencial da proposta do GT para se tornar um produto/serviço da RNP. Esse produto/serviço pode beneficiar usuários de forma geral ou comunidades específicas. A RNP só deverá financiar como GTs projetos que apresentem resultados práticos à comunidade das instituições usuárias da Rede.
- Grau de inovação tecnológica;
Será analisado o quanto o produto/serviço proposto é inovador, em comparação com os produtos/serviços já oferecidos pela RNP, por outras redes acadêmicas no mundo ou por provedores de serviço comerciais.
- Qualidade da proposta;
Será avaliada a qualidade da proposta enviada com relação aos seus objetivos, à clareza, objetividade e aos resultados esperados.
- Viabilidade técnica do protótipo;
Será analisada a viabilidade técnica da implantação do protótipo que será desenvolvido no projeto.
- Realizações e competência do grupo no tema ou área estratégica do projeto;
O critério considera as realizações e a competência do coordenador do projeto e, se for o caso, os demais membros indicados na proposta, com base nos currículos e nas referências presentadas. A RNP reserva-se o direito de considerar as informações do Sistema Lattes.
Acesse o edital e o modelo de submissão de propostas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















