Ciência e Tecnologia
Rede Universitária de Telemedicina inaugura quatro núcleos
Tecnologia da informação
Nesta terça-feira (15), serão inaugurados quatro núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes.
Os beneficiados serão o Hospital Sírio Libanês (HSL), em São Paulo, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Recife, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina (PI) e o Hospital São Rafael (HSR), em Salvador.
A cerimônia de inauguração conjunta será realizada no Hospital Sírio Libanês (HSL). Também haverá transmissão por videoconferência para que os núcleos a serem inaugurados participem em tempo real, assim como os demais núcleos da Rute já existentes.
A Rute tem núcleos em hospitais universitários e de ensino em todos os estados do Brasil. A rede é uma iniciativa para melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para promover a teleassistência, a teleducação, a pesquisa colaborativa, a gestão e a avali
Sobre a RNP
A RNP foi criada em 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 1994, já atingia todas as regiões do País.
Entre 2000 e 2001, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros. Em 2005, a tecnologia do backbone é novamente atualizada com links ópticos operando a múltiplos gigabits por segundo.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de 3,5 milhões de usuários.
Em 2005, o MCT lançou a Nova RNP. O objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















