Ciência e Tecnologia
Museu Goeldi promove seminário de estudos filogenéticos
Palestra
O Museu Paraense Emilio Goeldi (Mpeg), localizado em Belém (PA), dará início na próxima semana ao ciclo de Seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia, que acontece durante todo o ano de 2014. Nesta quinta-feira (14), o pesquisador André Luiz Netto Ferreira irá apresentar o seminário 'Delimitação de Caracteres e Estados de Caracteres em Estudos Filogenéticos'.
A filogenia é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos, por meio do sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos. A programação é gratuita e aberta ao público interessado. A palestra acontece no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Mpeg.
Quem foi Emilio Goeldi?
Com o objetivo de estudar, desenvolver e difundir as ciências no Pará, na Amazônia, no Brasil e em todo o continente americano, Emílio Goeldi promoveu significativas mudanças institucionais a partir das coleções científicas, da publicação de trabalhos e da educação. Também foi responsável pela criação do jardim zoológico e do horto botânico, atraindo a população para conhecer a nova instituição.
Obtendo um grande apoio e reconhecimento político, no final do século 19, Emilio Goeldi desempenhou importante papel diplomático durante o Contestado Fraco-Brasileiro, defendendo uma posição favorável ao Brasil na disputa territorial pela antiga Guiana (atual Estado do Amapá). Por este seu feito, acabou sendo homenageado pelo governo estadual, que por meio de um decreto no ano de 1900, alterou o nome do Museu Paraense para Museu Goeldi.
Fontes:
Museu Paraense Emilio Goeldi
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















