Ciência e Tecnologia
Para secretário, desafio é aproximar sociedade e conhecimento científico
Debate
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Prata, participou da abertura do 2º Workshop de Competências Internas (2º WCI) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O evento segue até quinta-feira (14), com representantes de setores tecnológicos, incluindo empresas, governo e instituições parceiras, além de trabalhos das diversas áreas de competência do INT, sediado no Rio de Janeiro.
Para o secretário, um dos desafios é aproximar a sociedade do conhecimento produzido pelo INT, que está presente em boa parte dos programas do ministério.
Iniciado em 2012, o WCI visa promover e agilizar o desenvolvimento de soluções completas por meio da transversalidade, abrindo um canal para o diálogo técnico entre as áreas, fundamental à troca de conhecimento e à articulação de projetos que tenham por objetivo a inovação.
O tema central deste ano é a sustentabilidade. Apresentações de palestrantes sobre temas como economia de baixo carbono, produtos e processos sustentáveis integram a programação.
Nesta quarta-feira (13), as palestras são do professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Joel Christopher Creed, fundador do Projeto Coral-Sol, e a professora Márcia Denise Pletsch, do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Ainda nesta quarta, haverá apresentação dos pesquisadores do INT, Viridiana Ferreira-Leitão (energias renováveis), Cláudia Lapa Teixeira (biomassa de microalgas), Luiz Carlos do Carmo Motta (embalagens valorizáveis para frutas) e Saul Eliahú Mizrahi (tecnologias de inclusão social).
Na quinta (14), acontece a Mesa de Negócios Embrapii, inicianda às 8h30 com a palestra do economista Roberto Vermulm, diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Em seguida, a gerente de Tecnologia e Inovação da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Mariana Doria, fala sobre as demandas tecnológicas do setor de química industrial.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















