Ciência e Tecnologia
Pesquisadores dos EUA visitam Embrapa em Aracaju (SE)
Pesquisa e inovação
Dois importantes pesquisadores americanos visitaram a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju (SE), nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Os pesquisadores estiveram no estado para participar da Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, realizada em Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju.
Na ocasião, visitaram a Unidade o diretor do Centro Nacional de Preservação de Recursos Genéticos dos Estados Unidos (NCGRP, sigla em inglês), vinculada à Agência de Pesquisa Agropecuária do Departamento de Agricultura Americano (ARS-USDA), Harvey Blackburn, e o pesquisador e professor do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Flórida, Adegbola Adesogan.
No primeiro dia da visita, Blackburn conheceu o campo experimental Pedro Arle, em Frei Paulo, no Agreste Central Sergipano, onde a Embrapa mantém o banco de germoplasma de ovinos da raça Santa Inês. O passeio foi guiado pelo pesquisador Hymerson Azevedo, especialista em reprodução animal.
No campo, o pesquisador americano viu de perto o rebanho com mais de 500 animais, que garantem a preservação dos recursos genéticos da raça e dão suporte a diversas pesquisas nacionais e mundiais sobre reprodução e genética.
Amostras desse banco genético foram utilizadas no Consórcio Internacional de Genômica de Ovinos, uma pesquisa em rede envolvendo instituições de vários países.
Os visitantes puderam também acompanhar procedimentos de confinamento, silagem, alimentação, biometria e manejo sanitário do rebanho.
Segundo dia
Na manhã de sexta, Blackburn visitou, na sede da Unidade, em Aracaju, os laboratórios de cultura de tecidos vegetais e de reprodução animal. O gestor americano viu de perto a multiplicação, coordenada pela pesquisadora Ana Lédo, de mudas de cana do complexo Saccharum.
O professor Adesogan conheceu os laboratórios de nutrição animal e biologia molecular, onde são realizados estudos de marcadores moleculares para identificação de características genéticas específicas tanto em animais quanto em plantas.
Ambos os pesquisadores foram recebidos pelo chefe-geral da Unidade, Manoel Moacir Macedo, e assistiram a uma apresentação institucional sobre a Embrapa feita pelo supervisor de Comunicação, Saulo Coelho.
Impressões
Adesogan se mostrou impressionado com a estrutura, os equipamentos e processos de análises e as equipes de pesquisa. "Ao conhecermos de perto o trabalho que a Embrapa faz em Sergipe conseguimos perceber claramente a sua contribuição no desenvolvimento da qualidade de vida e produção da comunidade em que atua", declarou.
Para Blackburn, "há diversas linhas de pesquisa similares, a exemplo de criopreservação de germoplasma ovino e processos reprodutivos, além dos protocolos de conservação de culturas vegetais como coco e cana. Vemos um enorme potencial para intensificação do intercâmbio de conhecimentos científicos entre nossas instituições", afirmou.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















