Ciência e Tecnologia
Acervos do Museu Goeldi recebem sistema contra incêndio
Prevenção
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) conta agora com o Sistema de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio dos Acervos. A implantação da ferramenta de proteção visa evitar acidentes e seus riscos para o patrimônio nacional.
O equipamento é composto por sensores interligados, instalados nos prédios do MPEG, que detectam fumaça e calor. Em caso de princípio de incêndio, os sensores acionam quadros localizados em cada prédio, os quais enviam a informação para a central geral, que fica na portaria do campus de pesquisa.
O sistema foi instalado prioritariamente em todos os espaços que guardam coleções. Nas localizações em que os acervos podem receber água, também foram implantadas sprinkers, dispositivos que liberam água quando detectam uma determinada elevação de temperatura no ambiente. Além disso, algumas copas e banheiros próximos aos locais de coleções foram equipados com sensores.
O projeto de aquisição e implantação do sistema foi financiado com verbas do governo federal, repassadas pelo programa de financiamento da Finep/MCTI. O museu recebeu a verba por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), agência que ofereceu apoio especializado na execução administrativa da iniciativa.
Para garantir que o uso do sistema seja acertado, a equipe de segurança e os responsáveis em cada prédio do MPEG receberão treinamentos oferecidos pela empresa que instalou o equipamento, para garantir que a equipe esteja preparada para proceder em caso de disparo do alarme.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















